sábado, 25 de setembro de 2010

Cuiabá realiza 1° seminário internacional da Copa 2014

Copa 2014 impulsiona as micros e pequenas empresas de Mato Grosso

"Preparar é mais importante que jogar"

A concentração para copa já começou e nesta última quinta-feira (23/09) em Cuiabá aconteceu o 1 ° Seminário Internacional da Copa 2014, o evento foi realizado no Centro de eventos pantanal com a organização e coordenação do SEBRAE, onde mais de 800 pessoas estiveram presentes, dentre elas representantes de micro e pequenas empresas não só de Mato Grosso mas de todo Brasil.

O seminário contou com a participação de vários palestrantes de renome internacional como os SulAfricanos Brett Dungan e Sake Van Der Wal (origem Belga), que relataram Sobre operações e desenvolvimento, com o comércio e a indústria na África. Já os alemães Erwin Saile e Júlia Bickmann, expuseram o sucesso que foi a copa, principalmente na cidade de KaisersLautern, onde teve o estádio totalmente remodelado para copa de 2006. Antecipando as mudanças e com bases estatísticas o inglês Dan Epstein, ilustrou sobre a sustentabilidade dos jogos Olímpicos de 2012 em Londres. De Portugal, Luiz Silva, que é o gestor do Futebol Clube do Porto dividiu a experiência da construção da nova Arena Estádio Dragão, que sediou a Eurocopa de 2004 e gera atualmente cerca de 20 milhões com a realização de eventos e negócios paralelos que envolvem o estádio.

Dival Schmidt, coordenador do comitê da Copa em Cuiabá, ressaltou as grandes oportunidades que a copa já esta trazendo para diferenciados segmentos de micros e pequenas empresas, apontado a necessidade de disseminar e fomentar cada um deles através de ações mobilizadoras. “Estamos trabalhando o antes, durante e pós-copa 2014, pois teremos que administrar o legado que este evento vai nos proporcionar”, enfatizou Schmidt.

O evento teve total aprovação dos empresários de Mato Grosso, pois destacou as várias oportunidades que a copa 2014 já esta trazendo, em especial para população de nossa região, que conta com os mais diversificados cursos de capacitação. “Seminários como este mostra a seriedade que Mato Grosso esta tratando este grande evento, Copa 2014, se empenhando em buscar norral até mesmo em outros países que já sediaram a copa; preparar é mais importante que jogar” destacou Jairo Alt, diretor franqueado da Uptime Cuiabá.

Elizângela Tenório

Jornalista DRT_MT 1436

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Conta da Sanecap chega religiosamente todos os meses, mas a água é uma raridade

SITUAÇÃO DE CALAMIDADE

A desolação do catador de papelão Sebastião Gonçalves Dias Neto, 79 anos, morador do Jardim Umuarama II há 14 anos, só não é maior porque conseguiu, um tambor de água de 200 litros – carregado por uma carroça, doado por vizinhos. “Aqui a água nunca subiu na cada de água em cima da casa, mas a conta da Sanecap vem todo mês”, afirma Sebastião Gonçalves, à equipe de reportagem, sobre a cobrança mensal da Companhia de Saneamento do Estado (Sanecap).

O presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins de Souza, afirma que realmente o que prova revolta, até mais que a falta de água, é a mentira do prefeito Francisco Galindo (PTB) e de seu antecessor Wilson Santos (PSDB), de que o abastecimento foi universalizado. “Gostaria de saber de qual cidade eles [Galindo e Wilson] estão falando, porque, certamente, não se trata de Cuiabá”, afirma Édio Martins.

A Ucamb recorda que, de 2004 até 2010, a tarifa de água tratada já foi majorada em quase 130%. Contudo, o fornecimento do produto nunca foi regularizado. “É um absurdo o valor cobrado pela água nas comunidades carentes. Contudo, perversidade maior é não mandar água”, denuncia Martins de Souza.

O presidente da Ucamb cita como exemplo o seu próprio bairro, o Jardim 1º de Março, onde há décadas a comunidade convive com a falta de água crônica. Ele disse que até mesmo a parte baixa do bairro está sofrendo com o desabastecimento e cita que, na parte alta, a água nunca sobe nos reservatórios elevados.

Para Édio Martins, a necessidade de se tomar medidas drásticas para regularizar o abastecimento é essencial. Ele sugere que seja realizada uma força tarefa de carros-pipas, patrocinados pela Sanecap, para atender aos bairros.

Édio Martins disse que a Ucamb vai entrar com representação no Ministério Público para que somente o consumidor que receber água pague a conta da Sanecap. “Quem não receber água em casa, na caixa de água, não vai precisar pagar a conta”, explica o presidente da Ucamb.

O movimento comunitário de Cuiabá acredita que somente com o Estado assumindo o comando da água será possível resolver o problema, no médio e longo prazos, calcula Édio Martins.

Como testemunho da gravidade do problema, o presidente da Ucamb cita um caso que presenciou o bairro Novo Paraíso II, na região Norte de Cuiabá. “Por falta de água, alguns mais exaltados queriam agredir a presidente da Associação dos Moradores, Creuza Márcia de Oliveira, que não tem culpa da falta de água no bairro. Não é responsabilidade dela, porque o papel dela, como líder comunitária, ela desempenha muito bem”, atesta Édio Martins.

Testemunho do presidente

Visita ao Novo Paraíso II, onde o Estado estava promovendo patrolamento e encascalhamento, moradores queriam bater na presidente creuza Márcia por falta de água. Não é responsabilidade dela, porque o papel dela desempenha muito bem.

Doutor Fábio, Atalaia, Jardim Paulicéia, São Francisco (poço artesiano), Real Parque, Jardim Passaredo, Jardim Fortaleza, São Sebastião, Liberdade, Nova Esperança II e III, Costa Marques, Pedra 90 Primeira Etapa, Jardim Mossoró, Parque Cuiabá, Getúlio Vargas, Jardim Presidente I e II, Vila Verde, São Gonçalo II, Parque Residencial Coxipó, Jardim Itapajé, Santa Terezinha,

Moradora vai ao PROCON por falta de água.

Madalena de Matos, dona de casa. Depois que fui ao Procon, mandaram um caminhão... mas eu cheguei a chorar de raiva...

Morador Vagner Ferreira, que pagou sua conta em dia, mas há cinco dias não tem água. Tem um bebê recém-nascido, mas se diz preocupado e indignado com a situação.

Ministério Público aciona SANECAP por falta d’água em determinados bairros.

MPE propôs ação civil pública contra a Sanecap para fornecer, ininterruptamente, água a todos os bairros de Cuiabá, sob pena de multa diária, no valor de R$ 10 mil para que empresa forneça caminhões pipa

MPE move ação para que água chegue de vez a todas as casas


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Júlio Pinheiro será o sucessor de Deucimar na Câmara Municipal


No final desta tarde, quarta-feira (01/09) os parlamentares da Câmara Municipal de Cuiabá, se reuniram para definir, através do voto, a chapa que assume a mesa diretora da câmara nos próximos dois anos.

Durante a sessão foi apresentada apenas uma única chapa composta por Júlio Pinheiro (PTB) como presidente, Arnaldo Penha (PMDB)Vice-presidente , Antônio Fernandes (PSDB) 2º vice-presidente,Lueci Ramos (PSDB) 1º secretária e Néviton Fagundes 2º secretário (PRTB) .

A chapa "Resgate da Cidadania", encabeçada por Pinheiro, consolidou vitória com 13 votos a favor, 5 abstenção e uma ausência .“Resgate será meu compromisso, quero reverter o desgaste da câmara municipal diante da sociedade e envolver os vereadores dessa casa em projetos macros”, afirma o Petebista.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Câmara Municipal de Cuiabá tem eleição da mesa diretora adiada por conta de denuncias

“Entendo que as denúncias recebidas são gravíssimas, o meu sucessor terá em mãos 23 milhões para administrar, vou encaminhá-las a justiça”
Foto Elizângela Tenório

A Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quarta-feira (24/08), foi palco de sucessivas denuncias e acusações que acabaram impossibilitando a escolha do novo presidente da casa. A sessão foi aberta pelo presidente da câmara, Deucimar Silva (PP), que apresentou duas chapas “Unidade e Trabalho” liderada pelo candidato da situação Adevair Cabral (PDT) e “Resgate da Cidadania” a qual tem Júlio Pinheiro (PTB) como titular.

Logo após a apresentação das chapas, inesperadamente, Deucimar anuncia a suspensão da votação, pois momentos antes do inicio da sessão, receberá graves denuncias de que alguns vereadores da casa teriam vendido seus votos, contrapondo

candidato

considerado

da situação, Vereador Adevair, que até a semana passada era chapa unica.

“Recebi denuncia por escrito e tenho conhecimento de que há parlamentares que receberam até R$150 mil em cheques para ir contra o candidato a presidência, desta casa, vereador Adevair Cabral. Não posso permitir que a votação seja realizada. Temos que esclarecer esses fatos levando-os ao conhecimento do Ministério Público”. Delatou o atual presidente da Câmara, acusando o Ex-prefeito Wilson Santos de tentativa de conchavo, em prol do candidato Vereador Julio Pinheiro (PTB).

Em contra partida o representante da chapa resgate da cidadania, apresenta um cd que alega ser uma nova denuncia. “Recebi esta gravação com imagens comprometedoras e peço que o presidente também a encaminhe para acareação por parte do Ministério Público”. Indaga Pinheiro

Mesmo com a sessão encerrada por Deucimar o vereador Clovito Hugueney (PTB) tenta retomar a ordem, para que a votação seja realizada. “Vamos dar continuidade, esta é uma verdadeira armação, por que eles não sabem perder”, convoca o petebista inutilmente, pois neste momento os parlamentares já estavam dispersos trocando acusações.

Logo após o ocorrido, Deucimar reuniu-se com os parlamentares a portas fechadas, depois de algumas horas, reafirma que ira apresentar as denuncia ao Ministério Público, sem dar maiores detalhes do dossiê que tem em mãos. “Entendo que as denúncias recebidas são gravíssimas, o meu sucessor terá em mãos 23 milhões para administrar,vou encaminhá-las a justiça para que não haja dissabores ao Poder Legislativo da Capital perante a sociedade cuiabana”. Explica o atual presidente da câmara durante coletiva concedida a imprensa e informa que a votação será realizada na próxima quarta-feira (01/09).

Elizângela Tenório

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Operação da PF acontece no Shopping Popular


A Polícia Federal realiza em conjunto com a Receita Federal a operação Àgora. A operação prevê busca e apreensão de mercadorias em 34 bancas do Shopping Popular de Cuiabá.
Logo cedo, o camelódromo foi cercado por viaturas e agentes da PF e servidores da Receita Federal. O horário foi escolhido para evitar tumulto pelos trabalhadores do local.
A Polícia Federal suspeita de que há sonegação fiscal e de que muitos produtos importados irregularmente são vendidos no local, por isso a operação é em conjunto com a Receita Federal. Os mandados de busca e apreensão foram solicitados pelo Ministério Público Federal e expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso.
A operação conta com 55 servidores da Receita Federal e 60 Policiais Federais.
As mercadorias que forem apreendidas vão ser levadas para o depósito da Receita Federal em Cuiabá-MT.
Quem tiver produto apreendido pela operação terá que apresentar toda a documentação fiscal que comprove a importação das mercadorias estrangeiras. Não será possível recuperar o produto caso sejam comprovadas as irregularidades, além de posterior abertura de inquérito na Polícia Federal.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Toninho de Souza: A polêmica das placas e banners nas vias públicas....

Foto Elizângela Tenório



Com o inicio das campanhas eleitorais, os candidatos começaram uma disputa nas vias públicas, onde buscam fazer propaganda através de banners e cartazes. Em Alguns cruzamentos das principais avenidas de Cuiabá chegaram colocar mais de trinta cavaletes e placas dos mais variados tamanhos, causando transtorno para pedestres, atrapalhando a visibilidade de motoristas e motociclistas.

Diante da situação caótica a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, neste mês (12/08), por unanimidade e em caráter de urgência, o projeto de lei complementar 003/2010, de autoria do vereador Ludio Cabral (PT), que proíbe a colocação de cavaletes, faixas, cartazes e banner fixos ou moveis em praças e canteiros de vias públicas, sujeito a multa de R$ 1000.00 por dia, para cada propaganda deste gênero que infligir a lei.

Com a lei em vigor na capital, a opção usada pelos os candidatos que fazem uso deste tipo de mídia, foi se deslocar para cidade vizinha, Várzea Grande, mas em reação o prefeito de Várzea grande, Murilo Domingos (PR), sancionou uma lei, que a exemplo da capital, proíbe colocação de placas, painéis ou qualquer tipo de publicidade em espaços, bens e logradouros públicos, com propaganda política

Mas em contra partida nesta última quinta (19/08) os juízes da propaganda eleitoral e representantes dos partidos se reuniram justamente para debater a questão. No encontro ficou entendido que os candidatos podem voltar a utilizar os cavaletes em vias públicas sem a necessidade de uma liminar, entretanto, as leis municipais que proíbem a divulgação continuam a existir e possibilitam a abertura de processos para os candidatos que a desrespeitarem.

Na ultima sexta-feira (20/08) a Avenida da FEB em Várzea Grande estava repleta de placas. ”Este tipo de mídia utilizada pelos candidatos acaba trazendo prejuízo até para o comércio, pois as placas impedem a visualização de quem passa pela avenida e quando vamos reclamar com os organizadores, que colocam as placas, eles nos tratam mal”. Enfatizou Cleysson Majesky que trabalha em um comércio da avenida.

Com o objetivo de ouvir a população, o blog do Toninho traz em discussão: Você concorda que sejam colocadas placas e mídias de candidatos nas vias públicas?

Participe da enquete no www.toninhodesouza.com.br

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vereadores Toninho e Xavier questionam eficácia do Peladão



Que resultado prático o Campeonato Peladão traz ao esporte amador de Cuiabá? Este questionamento começa a ser feito pela Câmara Municipal. Por iniciativa dos vereadores Toninho de Souza(PDT) e Edemir Xavier (sem partido), o torneio organizado pela prefeitura municipal da capital do Estado será debatido em audiência pública, data a ser definida, com a participação de dirigentes de equipes, presidentes de ligas amadoras, cronistas esportivos, vereadores e mais o secretário municipal de Esportes, Lazer e Cidadania, vereador licenciado Néviton Fagundes (PRTB).

Para Toninho de Souza, em cinco edições realizadas, o Peladão até hoje não provou a sua eficácia ao futebol amador de Cuiabá. Pelo contrário. Realizado por um período de quatro meses e reunindo centenas de equipes de Baiaxada Cuiabana, o campeonato tem custado caro aos cofres do município.

De acordo com os autores da proposta da audiência pública, o torneio custa mais de R$ 500 mil a prefeitura, tendo como premiação máxima um carro zero km.

Segundo Toninho de Souza, com a existência do Peladão, há uma inversão de valores praticada pela prefeitura de Cuiabá. Para o parlamentar, em vez do poder público fomentar a prática desportiva na periferia da capital, prefere a valorização de equipes endinheiradas com poder de contratar até jogadores profissionais com objetivo de conquistar o prêmio máximo do campeonato em detrimento ao empobrecimento do tradicional e folclórico futebol amador.

“Temos que discutir melhor a existência do Peladão. Vejo as ligas amadoras perdendo seu valor por causa deste torneio”, disse Toninho de Souza.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Umidade baixa para 20% e Grande Cuiabá entra em estado de alerta

A coordenadoria da Defesa Civil em Várzea Grande alerta a população da Grande Cuiabá para a baixa umidade relativa do ar. Entre segunda e quarta-feira, a umidade estará na media de 20% - considerado critico. O coordenador da Defesa e comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Alonso Lemes, esclarece que o alerta esta na media e não no pique, que é o ponto mínimo.

“Estamos em nível de alerta e não há necessidade de dispensa de aulas, uma vez que no pico de menor umidade, que é no horário do meio dia as 14h, os estudantes estão em casa ou nas salas de aula”, frisa. Ele acrescenta que a Defesa Civil recomenda que as pessoas se hidratem ao máximo. As queimadas urbanas, a fumaça aumentam a sensação de calor causando problemas respiratórios.

No período noturno é indicado a utilização de bacias com água e com toalhas molhadas, aumentando a umidade. “O ideal é a utilização do umidificador de ar, que mantém a umidade num bom nível”, completa.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, o ar seco e quente ainda predomina no centro-oeste, a baixa umidade do ar impede a formação de nuvens e a ocorrência de chuva. É necessário ter atenção neste período, pois, a umidade do ar interfere muito no estado de saúde da população, podendo agravar sérios problemas.

Os principais efeitos da baixa umidade são: secura na garganta e nos olhos, problemas respiratórios, complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, entre outros.


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Lei Maria da Penha completa quatro anos

No último sábado (07/08), a lei Maria da Penha completou 4 anos, momento marcante pois foi quando entrou em vigor o mecanicismo para coibir a violência contra a mulher. Em sete de agosto de 2006 o código penal foi alterado, punindo severamente os agressores que forem pegos em flagrante, podendo ter a prisão preventiva decretada.

Antecedendo a instauração da lei Maria da Penha o agressor só poderia ser punido, após chegar a vias de fato, ou seja, cometer agressão física a sua companheira. As ameaças eram tratadas como faltas menores e não eram suficientes para que o agressor fosse para a prisão ou afastado do lar.

A medida também alterou a Lei de Execuções Penais ao permitir que juízes obriguem o agressor a comparecer a programas de recuperação e reeducação. As investigações também ganharam em detalhes, com depoimentos de testemunhas.

De acordo com a Lei Maria da Penha, uma vez constatada a violência doméstica, de imediato o juiz poderá aplicar ao agressor medidas de proteção da mulher, como suspensão ou restrição do porte de armas e afastamento do lar. O acusado também poderá ser proibido de manter contato ou se aproximar da mulher e de seus familiares e amigos (fixando um limite mínimo de distância entre ambos) e de freqüentar determinados lugares "a fim de preservar a integridade física e psicológica da ofendida", segundo prevê a lei.


Em 1983, Maria da Penha recebeu um tiro de seu marido, Marco Antônio Heredia Viveiros, professor universitário, enquanto dormia. Como seqüela, perdeu os movimentos das pernas e se viu presa em uma cadeira de rodas. Seu marido tentou acobertar o crime, afirmando que o disparo havia sido cometido por um ladrão.

Após um longo período no hospital, a farmacêutica retornou para casa, onde mais sofrimento lhe aguardava. Seu marido a manteve presa dentro de casa, iniciando-se uma série de agressões. Por fim, uma nova tentativa de assassinato, desta vez por eletrocução que a levou a buscar ajuda da família. Com uma autorização judicial, conseguiu deixar a casa em companhia das três filhas. Maria da Penha ficou paraplégica.

No ano seguinte, em 1984, Maria da Penha iniciou uma longa jornada em busca de justiça e segurança. Sete anos depois, seu marido foi a júri, sendo condenado a 15 anos de prisão. A defesa apelou da sentença e, no ano seguinte, a condenação foi anulada. Um novo julgamento foi realizado em 1996 e uma condenação de 10 anos foi-lhe aplicada. Porém, o marido de Maria da Penha apenas ficou preso por dois anos, em regime fechado.

Em razão deste fato, o Centro pela Justiça pelo Direito Internacional (CEJIL) e o Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM), juntamente com a vítima Maria da Penha, formalizaram uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Órgão Internacional responsável pelo arquivamento de comunicações decorrentes de violação de acordos internacionais.

Paralelamente, iniciou-se um longo processo de discussão através de proposta elaborada por um Consórcio de ONGs (ADVOCACY, AGENDE, CEPIA, CFEMEA, CLADEM/IPÊ e THEMIS). Assim, a repercussão do caso foi elevada a nível internacional. Após reformulação efetuada por meio de um grupo de trabalho interministerial, coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, a proposta foi encaminhada para o Congresso Nacional.

Em caso de emergência disque 190 pois estão aptos a prestar socorro

Já o serviço de denúncia 180 ( Central de Atendimento à Mulher) é específico para receber queixas de violência doméstica contra-há mulher e em nossa região pode ser utilizado como central de informação e orientação

Nunca sofra violência calada denuncie 190/ 180

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Começou neste domingo a Semana Mundial do Aleitamento

O evento está sendo organizado pelo Projeto Via Láctea
Aconteceu no último domingo ( 01/08) o lançamento da Semana Mundial do Aleitamento. A campanha se estende até o dia 07 de agosto, serão realizadas palestras e incentivos para o uso saudável do leite materno. O evento está sendo organizado pelo Projeto Via Láctea e a abertura oficial foi na Praça Oito de Abril.
O objetivo da Semana é conscientizar a população, em especial as mães, sobre os benefícios da amamentação. A meta é ao diminuir a incidência de doenças infecciosas e como conseqüência reduzir a mortalidade infantil.
Cuiabá está acima da média brasileira quando o assunto é tempo de amamentação. Segundo dados do próprio projeto Via Láctea, o tempo médio do período de Aleitamento Materno no país aumentou um mês e meio: passou de 296 dias, em 1999, para 342 dias, em 2008. Em Cuiabá, o tempo médio passou de 357,1 dias para 389,94 dias nesse período.
O índice de crianças menores de um ano que mamaram na primeira hora de vida é 77,4%.Um dado alarmante é sobre a continuidade do aleitamento - o percentual de mães que fazem uso exclusivo de leite materno com até seis meses é baixo, de apenas 27%. Mais baixo do país.
Vale lembrar que o leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa. Ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo.
Para maiores informações entre em contato com os Bancos de Leite que fazem parte desta campanha: UTI Neonatal Santa Helena – Telefone: 3621-3922 Hospital Julio Muller – Telefone: 3615-7238 Pronto Socorro de Várzea Grande – Telefone: 3029-7206 HGU - Hospital Geral Universitário – Telefone: 3363-7000

terça-feira, 27 de julho de 2010

Conheça a Pousada Buriti -MT

"A Fundação Educacional Presbiteriana Buriti localiza-se na Rodovia Emanuel Pinheiro, km 55, em Chapada dos Guimarães, que fica a 65 km a nordeste de Cuiabá".




Pastor José Henrique Cordeiro, Presidente da Fundação Buriti, conta que a história da Escola Evangélica de Buriti, começou propriamente no ano de 1913, quando a Missão Evangélica Presbiteriana do Brasil Central, enviou um de seus missionários, o reverendo Franklin Graham, em uma viagem a cavalo, desde a Bahia até a Bolívia, a fim de escolher nesse percurso os lugares que apresentariam condições favoráveis para instalação de futuras subsedes da referida Missão. Essas condições diziam respeito ao clima, salubridade, a facilidade de acessos a regiões mais desenvolvidas ou em desenvolvimento, as necessidades do povo, etc.
Um destes lugares escolhidos foi justamente o Buriti, que na época era uma fazenda (Monjolinho) decadente, em consequência da libertação dos escravos, e que pertencia à família Siqueira de Chapada dos Guimarães.
Em 1976, a escola foi transformada em Fundação Educacional jurisdicionada pelas Igrejas Presbiterianas de Cuiabá."

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pirataria de produtos ópticos coloca em risco a saúde da população e gera prejuízos aos empresários de capital.


A pirataria de produtos ópticos foi um dos temas abordados nesta quinta-feira, 07, na Câmara Municipal da Cuiabá, durante a tribuna livre. Paulo Salem, representante do Conselho Regional de Ótica e Optometria (CROOM), levou ao conhecimento dos parlamentares a pratica ilegal da comercialização de óculos de sol, óculos de Grau e lentes realizada pelos camelos e vendedores ambulantes da capital.

Salem alerta que cerca de 80% dos óculos que circulam hoje na cidade são oriundos de pirataria, o que gera problemas graves a saúde da população, pois estão fazendo uso de um produto sem prescrição médica, os quais não possuem garantia de qualidade. Aparentemente “iguaizinhos” aos modelos originais, os óculos “genéricos” são baratos, mas escondem o grande mal que podem causar à visão, aumentam de forma significativa as chances de doenças oculares de seus usuários.

Outro fator apontado pelo representante do CROOM é o prejuízo causado no comercio ótico, pois as vendas diminuíram. “Além do prejuízo gerado com a queda nas vendas dos nossos produtos, sofremos com a fiscalização, pagamos nossos impostos, agimos dentro das condutas exigidas pela vigilância sanitária, temos alvará e quando cobramos providencias a serem tomadas para deter a pirataria sofremos retaliações por parte dos fiscais”. Denuncia Paulo Salem.

“A saúde da população não pode ser colocada em risco e muito menos permitir que os comerciantes, que agem em conformidade com a lei sejam punidos. Neste caso cabe ao município averiguar o ocorrido junto ao sistema de vigilância sanitária, fazendo valer a lei n° 4450/03 que é direcionada ao setor óptico”. Enfatizou o Vereador Toninho de Souza, se comprometendo em apoiar a causa.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

» Enquete aponta nome de Blairo Maggi como favorito ao Senado


O VG Notícias a cada 15 dias veicula em seu portal uma enquete de interesse da população, sem caráter científico, apenas com intuito de estimular os internautas a exercitarem a democracia. Na última, foram apontados nomes dos pretensos candidatos ao Senado Federal, nas eleições de outubro de 2010, com a seguinte pergunta: “Se as eleições fossem hoje, em quais candidatos a senador da Repúplica você votaria?”. Como alternativa colocamos a disposição quatro nomes de pré-candidatos, sendo eles: Antero Paes de Barros (PSDB), Blairo Borges Maggi (PR), Carlos Abicalil (PT) e Pedro taques (PDT).
A enquete foi respondida por 5.226 internautas. O nome com melhor aceitação foi do ex-governador Blairo Maggi, o qual, auferiu 36,5% dos votos, ou seja, 1.905 leitores do VG Notícias é favorável ao seu nome.
O “calouro” da política Pedro Taques ficou na segunda posição, com 32,9%, o que equivale a 1.716 votos. Já o tucano Antero Paes de Barros angariou a terceira posição com 1.221 votos, ou seja, 23,4%.
Já o petista Carlos Abicalil foi o nome rejeitado por nossos internautas, ficando em último lugar com apenas 381 votos, o que equivale a 7,3%.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O que não se deve fazer durante o longo tempo de espera nas filas dos hospitais

“Qualquer semelhança é mera coincidência”

Brasil tem 2º maior crescimento global



PIB do País no 1º trimestre deve registrar aumento anualizado superior ao da China, ficando atrás apenas da Índia entre as maiores economias

Brasil deve ocupar o segundo lugar no ranking das maiores taxas de crescimento do mundo no primeiro trimestre, à frente até mesmo da China। O dado oficial só será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira da semana que vem, mas, levando-se em conta as projeções do mercado financeiro, já é possível cravar que o País será um dos líderes em expansão no período.
O Itaú Unibanco, por exemplo, estima uma alta do Produto Interno Bruto (PIB) de 3% nos três primeiros meses do ano, na comparação com o quarto trimestre do ano passado. É uma das projeções mais elevadas de todo o mercado. Em um cálculo anualizado – ou seja, assumindo que o ritmo se manteria pelo resto do ano –, seria o equivalente a crescer 12,6% em 2010.

Para ter uma ideia, a China se expandiu a um ritmo anual de 11,2% entre janeiro e março. O líder do ranking deve ser a Índia, que avançou a uma taxa anual de 13,4%. Os Estados Unidos, que ainda lutam para se recuperar da forte crise que atingiu o país em 2008, cresceram 3%.

Vereador Toninho de Souza convoca secretário municipal de Esportes




O vereador Toninho de Souza (PDT) protocolou na sessão desta terça-feira (25-05) um requerimento pedindo a convocação do atual secretário municipal de Esportes, Cidadania e Guarda Municipal, vereador licenciado Néviton Fagundes (PRTB), para comparecer na Câmara
Municipal nas próximas sessões. O parlamentar quer saber qual é a real situação da pasta diante de comentários sobre suposto calote dado pelo ex-secretário de Esportes, o ex-vereador Aurélio Augusto e ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) e pré-candidato ao governo do Estado, a integrantes da Associação Cuiabana de Vôlei, que representou a capital na Superliga Nacional de Vôlei masculino.
Toninho de Souza como outros parlamentares quer saber se houve uso do dinheiro do orçamento da Secretaria Municipal de Esportes na equipe de vôlei, criada sob alegação de fazer parte do projeto olímpico para 2016 quando o Rio de Janeiro irá sediar os Jogos Olímpicos. De acordo com o líder do PDT na Câmara Municipal, Aurélio Augusto e Wilson Santos deixaram seus respectivos cargos sem pagar inúmeros fornecedores do time como restaurantes, empresas áreas, lojas de materiais esportivos entre outros. Pelos comentários, a dívida pode chegar a R$ 3 milhões de reais.
Para Toninho de Souza, o atual secretário da pasta Néviton Fagundes é quem pode esclarecer melhor a denúncia de calote a jogadores, treinador e membros da comissão técnica, uma suposta má aplicação de recurso público e calote na praça.
“O que não pode ocorrer é ignorar uma denúncia séria, comprometedora e fingir que nada está acontecendo. Trata-se primeiro do nome de Cuiabá que está em jogo, já que pessoas de outros estados vieram trabalhar aqui e deixaram de receber. Outra é que há desconfiança de má aplicação de dinheiro público, pois a prefeitura sob gestão de Wilson Santos deixou de investir em projetos sociais para bancar apenas uma modalidade esportiva. Vejo uma inversão de valores, já que Cuiabá tem milhares de crianças carentes de tudo, em especial de atividades esportivas", disse Souza.
O vereador do PDT ressalta que a situação foge da normalidade, pois o próprio Néviton Fagundes reclama que não há dinheiro para se comprar uma bola e muito menos uma rede de qualquer modalidade esportiva. Segundo Toninho de Souza, se não há a verba para se investir na área, a Secretaria de Esportes, Cidadania e Guarda Municipal tem que deixar de existir, 'pois não está cumprindo com a sua função social'.

sábado, 8 de maio de 2010

Parabéns a todas as mães

55 dentistas são demitidos; sindicato fala em "retaliação"


A prefeitura de Cuiabá demitiu 55 dentistas de Cuiabá. Para o presidente do Sindicato dos Dentistas de Mato Grosso (Sinodonto), Gustavo Oliveira, a medida é uma retaliação à greve, que já dura mais de 100 dias. Ele lembra que o prefeito Chico Galindo (PTB) havia prometido não demitir nenhum profissional e que, por isso, a classe foi pega de surpresa. "Estão fazendo isso como forma de retaliação. O prefeito tinha prometido não demitir ninguém antes de realizar concurso", argumenta Gustavo.
Segundo ele, não há uma reunião ou contato com Galindo há pelo menos três semanas. As demissões teriam ocorrido para respeitar um Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público, que obriga a prefeitura a realizar concurso e eliminar os contratos temporários. "Faltam profissionais. Ele (Galindo) não poderia ter demitido os dentistas sem realizar o concurso", defende o sindicalista.
Prevendo que a prefeitura realizou as demissões apenas como forma de retaliação, Gustavo avisa que se houver novas contratações o sindicato vai agir. Ameaça, inclusive, acionar os colegas que aceitarem trabalhar na prefeitura junto à Comissão de Ética. "Não vamos permitir a recontratação de dentistas e os colegas que ocuparem as vagas deixadas vão ser penalizados", avisa, numa referência às regras estabelecidas no Código de Ética da classe que proíbem os dentistas a aceitarem ser contratados para substituir colegas demitidos devido a retaliação.
A greve dos cirurgiões se arrasta há meses e parece estar longe de ter um fim. Eles cobram melhores salários e a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Enquanto não há uma solução para o impasse, a população só tem acesso ao serviço de urgência e emergência, realizado nas policlínicas, pronto-socorro, serviços especializados e no Programa Saúde da Família. O prefeito Chico Galindo e o secretário de Saúde Maurélio Ribeiro foram procurados para falar sobre o assunto, mas não foram localizados.

domingo, 2 de maio de 2010

É hora de dar um basta nessa história

Participe desta rede, vamos combater o bullying
Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender। A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma. Saiba mais

AUTAS HORAS

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Acabou a maldição. União é campeão


UFA! Acabou a sina do vice, a maldição da “lavadeira”. O União é campeão. Em quase 37 anos de fundação – 6 de junho de 1973 -, o União, finalmente conquistou seu primeiro título estadual, ao vencer o Operário por 3 a 2 em jogo emocionante, dramático.
Disposto a acabar com a sina do vice e com a maldição da ‘lavadeira’, o União iniciou o jogo imprimindo um ritmo forte, procurando encurralar o Operário em seu meio campo e querendo o primeiro gol logo nos minutos iniciais de partida। A tática deu certo. Aos 7 minutos falta no meio para o Operário. Adriano Paulista cobra errado, no corpo do meia Paulo Almeida, que toca em velocidade para Didi Cearense. Este avança e encontra Valdir Papel livre na entrada da área, que com um belo chute no canto direito faz o primeiro gol para a alegria do torcedor.
Acompanhe a matéria completa no Diário de Cuiabá

domingo, 25 de abril de 2010

Essa é para você que tem um certo medo de dentista

10 coisas que você não deve fazer no dentista

Vereador Toninho de Souza quer reabertura da 'Sala do Vereador' no Pronto Socorro

Com as obras de reforma e ampliação do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá concluídas, overeador Toninho de Souza (PDT), irá requerer junto à Mesa Diretora da Câmara, sob comando de Deucimar Silva (PP), a retomada dos trabalhos do 'Sala do Vereador' na maior unidade de saúde da capital do Estado. Desativada desde setembro do ano passado, quando o local foi fechado para reforma, a 'Sala do Vereador' foi criada e instalada no local para resolver um dos graves problemas detectados durante os trabalhos: a ausência de médicos e plantonistas para atender a população.
Idealizador da proposta, Toninho de Souza acha fundamental a reabertura da 'Sala do Vereador'. De acordo com ele, mesmo reformado e com novas instalações, ainda há deficiência no atendimento à população que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá.
"Não é a reforma no prédio que irá acabar com os problemas de atendimento no Pronto Socorro। É importante a presença do vereador no local para solucionar alguns impasses entre funcionários e população. Quando do seu funcionamento, a Sala, com os parlamentares dando plantão no local, deu resultado positivo à sociedade. Vou procurar a Mesa Diretora da Casa para solicitar a reabertura da Sala e a retomada dos trabalhos",disse Souza, que é membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. A 'Sala do Vereador' foi criada ano passado quando a saúde pública de Cuiabá passava por uma grave crise, com superlotação nas unidades hospitalares, Policlínicas e no próprio Pronto Socorro. Havia também denuncia de falta de médicos plantonistas entre outros problemas detectados durante inspeção dos vereadores nas principais policlínicas de Cuiabá.

Participe da enquete www.toninhodesouza.com.br e veja mais informações